Banco de Emprego on-line de Catas Altas será utilizado pelo Sine de Mariana e por empresas como Vale e Samarco

O Banco de Emprego on-line da Prefeitura de Catas Altas vai ser utilizado pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Mariana e por empresas da região, como Vale e Samarco.

A novidade foi anunciada depois que o vice-prefeito de Catas Altas, Fernando Rodrigues Guimarães, esteve em Mariana, acompanhado da vereadora Denise Antunes Hosken de Sá, para conhecer o funcionamento do Sine e para esclarecer dúvidas em relação ao recrutamento de pessoas do município.

“Fomos até o Sine estreitar relações e nos oferecer como parceiros. Além de aprender o funcionamento oferecido pelo Sistema, nós apresentamos o nosso banco de empregos on-line para saber se ele poderia ser utilizado como mais uma ferramenta de contratação de funcionários. E o que nós ouvimos foi muito positivo. Essa parceria vai beneficiar muito os moradores de Catas Altas”, destaca Guimarães. De acordo com o vice-prefeito, o formulário disponível no Site da Transparência é muito similar ao utilizado pelo Sine e, por isso, poderá ser aproveitado nos processos seletivos.

Outro motivo foi esclarecer uma dúvida sobre obrigatoriedade da apresentação do título de eleitor no cadastramento e sobre os boatos de que o Sine não estaria aceitando currículos de moradores de Catas Altas, o que foi negado pelo Coordenador do Sine de Mariana, Gustavo Ribeiro, uma vez que Catas Altas é uma das três cidades (além dela, tem Mariana e Ouro Preto) que fazem parte da área de atuação de empresas como Vale e Samarco. Na ocasião, Ribeiro explicou que o título serve para comprovar a residência em um desses três municípios, garantindo emprego aos trabalhadores da região.

Vale e Samarco – Além desta visita, há algumas semanas, o responsável de relação com a comunidade da Vale, Wagner Fernandes, se reuniu com Fernando Guimarães e a vereadora Denise Sá para confirmar o interesse da empresa em utilizar o banco de empregos on-line como mais um canal para contratação, além do Sine de Mariana. “O objetivo do nosso banco é facilitar a entrada dos moradores do município no mercado de trabalho e, por isso, essa parceria é um grande avanço. Já temos muitas pessoas cadastradas”, ressalta Guimarães.

Além de buscar os currículos, a Vale ainda vai disponibilizar as vagas em aberto, facilitando o contato com os interessados.

Já a Samarco também confirmou que vai contratar através do banco on-line assim que retomar as atividades na região de Mariana.

O Banco de Emprego on-line de Catas Altas funciona dentro do Portal Transparência, no endereço http://portaltransparencia.catasaltas.mg.gov.br/curriculo, como uma central de empregos à população.

O serviço está disponível tanto para os profissionais, que podem cadastrar seus currículos ou se candidatar a alguma vaga disponível, quanto para as empresas, que podem divulgar suas vagas ou selecionar as pessoas cadastradas.

A criação do Banco de Empregos é mais um compromisso assumido pela atual Administração com intuito de facilitar o contato entre as empresas e os profissionais do município com a intenção de reduzir o número de mão de obra ociosa e, consequentemente, diminuir a taxa de desemprego local.