Blitz ecológica alerta sobre perigos de incêndios florestais

A gerência da Área de Proteção Ambiental Sul (APA Sul) realizará, amanhã (20/6), uma blitz ecológica na região de Santa Bárbara e Catas Altas, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A atividade é uma forma de sensibilizar as pessoas sobre a importância de evitar os incêndios florestais.

A blitz acontecerá, a partir das 9h, na rodovia MG-436, no trevo de Brumal, e, à tarde, a partir das 13h, na MG-129, no trevo de Catas Altas. Durante a atividade, serão distribuídas mudas de espécies de árvores frutíferas e material educativo alusivo à prevenção aos incêndios florestais.

A atividade faz parte dos esforços do Governo de Minas Gerais para prevenir os incêndios florestais que se intensificam com a chegada do período seco, nos meses de inverno. A APA Sul é uma unidade de conservação cuja proximidade com centros urbanos a tornam mais vulnerável ao fogo.

A iniciativa é parte do Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Previncêndio), desenvolvido pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), que administra a APA Sul. Também participarão a Polícia Militar de Minas Gerais (Polícia Rodoviária e de Meio Ambiente) e o Corpo de Bombeiros Militar.

As Blitz também contam com o apoio das prefeituras de Santa Bárbara, Catas Altas e Barão de Cocais; das empresas Anglogold, MR Mineração, Onix, Pedreira Um Valemix e Vale, e da organização não governamental, Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda).

Foto: Divulgação IEF