Catas Altas forma novos agentes de informações turísticas

Catas Altas forma novos agentes de informações turísticas

Onze jovens de Catas Altas se formaram no último dia 24 de julho no curso de Agentes de Informações Turísticas. A capacitação foi ministrada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em parceria com a Prefeitura dentro do projeto “Turismo em Alta”.

O curso teve carga horária de 200 horas e duração de três meses.

“Todos vocês estão de parabéns por participar desta formação. Esperamos que coloquem em prática tudo que aprenderam e que possam empreender em Catas Altas”, destacou o prefeito José Alves Parreira.

O vice-prefeito Fernando Rodrigues Guimarães fez questão de salientar a importância do turismo não só para o município quanto para o país. “Investir no setor, como estamos fazendo, é uma forma de diversificar a economia. O turismo é o futuro do Brasil. Nosso objetivo com esta profissionalização é garantir que tenhamos uma nova fonte de renda como alternativa à mineração que tem um tempo de vida útil limitado”, reforçou.

Durante a formatura, os novos agentes apresentaram um projeto de conclusão que consistiu na criação de uma operadora de turismo. A ideia é que empresa saia do papel e que os jovens possam atuar na cidade.

Encerrando o evento, os alunos fizeram uma visita técnica na igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Capacitação no Turismo – Além dos cursos do primeiro semestre, outras dez capacitações estão previstas para os próximos meses dentro do Projeto Turismo em Alta.

São eles:

– Recepcionista em meios de hospedagem (Início em 5 de agosto – Carga horária: 160 horas).

– Técnicas de garçons de bares (12 a 22 de agosto – Carga horária: 40 horas).

– Introdução ao estudo da cerveja (26 agosto a 5 de setembro – Carga horária: 40 horas).

– Primeiros socorros (02 a 16 de setembro – Carga horária: 36 horas).

– Pizzas (16 a 19 de setembro – Carga horária: 20 horas).

– Preparo de molhos (30 de setembro a 3 de outubro – Carga horária: 20 horas).

– Preparo de massas (21 a 24 de outubro – Carga horária: 20 horas).

– Preparo de pães e roscas (4 a 7 de novembro – Carga horária: 20 horas).

– Preparo de bolos e tortas (18 a 21 de novembro – Carga horária: 20 horas).

– Culinária mineira (02 a 05 de dezembro – Carga horária: 20 horas).

O “Turismo Alta – capacitando para o futuro” é uma iniciativa da Prefeitura de Catas Altas em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

O projeto é o maior da história do município para o setor, com investimento de R$ 220.700 na realização de 21 capacitações, totalizando 876 horas entre palestras, workshops e cursos.

Somente no primeiro semestre deste ano, foram cerca de 300 participantes.

“Esse é um dos projetos mais importantes da cidade, pois estamos capacitando todo o trade turístico para receber bem os turistas. Catas Altas está se preparando para ser um dos destinos mais visitados de Minas Gerais”, destacou o Secretário de Turismo Rodolpho Sanches.