Catas Altas melhora gestão pública e se mantém como mais eficiente na região

Uma gestão pública mais eficiente, priorizando as necessidades da população e otimizando os processos internos. Esse foi o resultado obtido após seis meses de trabalho realizado pela Prefeitura de Catas Altas por meio do projeto desenvolvido em parceria com o Aquila.

A empresa foi contratada para prestar serviços técnicos-especializados em gestão municipal, com foco no planejamento e em resultados.

Entre as ações realizadas, foi feita a capacitação de cerca de 50 servidores pelo método PDCA de gestão de qualidade.

No treinamento, os funcionários aprenderam, entre outras coisas, a identificar as oportunidades de melhorias em seus setores, propondo e executando ações para aperfeiçoar os resultados e, consequentemente, os serviços públicos ofertados à população.

Mas não foi apenas isso. Várias foram as conquistas alcançadas no projeto. Uma delas foi a redução pela metade da média de dias de resolutividade dos processos de compras. Passou de 33 para 14 dias entre a entrada do pedido no setor responsável e a homologação do contrato.

Outros ganhos foram a criação de cinco ferramentas de gestão para otimizar os processos dentro da Prefeitura e a administração eficiente do contrato firmado com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) por meio da Fundação Cristino Otoni.

O objetivo das ações foi promover o aperfeiçoamento da gestão pública, reduzindo desconexões, desperdícios e disfunções, e liberando recursos para atuar naquilo que é mais prioritário no município.

Gestão eficiente – Para completar, a gestão pública de Catas Altas se manteve como a mais eficiente dentre os 18 municípios da microrregião de Itabira, segundo o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), estruturado pelo Aquila.

De outubro de 2019 até agora, a cidade melhorou o índice, mesmo já estando em destaque. Passou de 68,05 no ano passado para 68,25 e continua à frente de Itabira (67,34 pontos), São Gonçalo do Rio Abaixo (nota 64,47) e Santa Bárbara (pontuação de 63,74). Quanto mais próximo de 100, mais desenvolvido é o município.

Em relação ao estado, Catas Altas ficou em 49º (em outubro era o 52º entre os 853 municípios). No Brasil, dentre os 5570, ficou em 716, melhorando 36 posições.