Catas Altas orienta pais sobre atividades com os filhos durante quarentena

Catas Altas orienta pais sobre atividades com os filhos durante quarentena

Com as aulas suspensas por ocasião da pandemia do COVID-19, a preocupação de pais em manter uma rotina pedagógica em casa tem ficado cada vez maior. 

Em Catas Altas, a Prefeitura aproveitou para dar dicas do que fazer neste período de quarentena.

Segundo a Coordenadora Pedagógica da Rede, Ariane Hosken de Sá Carvalho é importante destacar que este não é um período de férias.

“Os pais devem organizar uma rotina com seus filhos para manter uma regularidade e equilíbrio no aprendizado”, destaca Ariane.

A coordenadora completa também que é preciso considerar a idade de cada um para adaptar as atividades.

Para os pequenos: leitura e contação de história; brincar de esconder; encaixar peças; construir pistas; experimentar as propriedades dos objetos: quais rodam e quais não, quais flutuam e quais não, quais são duros e quais são moles; jogar bola; dançar; imitar gestos motores e vocais; identificar cores, quantidades e partes do corpo; massinha de modelar; pintura em papel; bingo de letras e números; quebra-cabeça; jogo da memória; fazer colagem; pular obstáculos e rolar.

“Quando brinca, a criança usa seus recursos para explorar o mundo, amplia sua percepção sobre o ambiente e sobre si, organiza o pensamento, além de trabalhar seus afetos e sensibilidades”, explica Ariane.

Alunos do fundamental I: explorar a criatividade. Tudo pode ser transformado a partir de um novo olhar. Com lápis, papel e régua é possível esboçar uma planta baixa da casa e convidá-los a repensar os espaços, reorganizando móveis, folhagens e até a decoração. Esse exercício estimula noções espaciais, matemáticas e sociais.

O momento também é ideal para dar um novo destino às revistas, jornais velhos e materiais recicláveis. É possível utilizar as figuras para construir colagens inspiradas nos filmes, músicas e livros preferidos, trabalhando arte, interpretação e conexão de temas, além de leitura, contação de histórias, adivinhas (o que é o que é) e jogos virtuais.

Preparar uma receita com a criança para que ela veja as quantidades, deixá-las escrever listas ou ler rótulos são dicas para auxiliar no processo de aprendizagem. Além de organizar fotografias ou montar álbuns de fotos da família.

Outra dica é escrever um diário, um tipo de texto pessoal em que uma pessoa relata experiências, ideias, opiniões, sentimentos e fatos do cotidiano.

Para os alunos adolescentes: manter o foco nas matérias já apresentadas, assistir a vídeo aula, além de optar por boas leituras e produções de textos. Também é possível utilizar aplicativos de realidade virtual para montar a própria rotina de exercícios físicos, realizar pesquisas, assistir bons filmes e palestras.

Segundo a coordenadora pedagógica, é preciso limitar os horários de estudo de acordo com a faixa etária. “Crianças não conseguem concentrar por muito tempo.”

O ideal é priorizar as atividades que envolvam todos da família. “O sujeito constrói seu próprio conhecimento, processo que se dá a partir da interação com os outros e com o mundo dos objetos e das ideias, segundo o filósofo Jean Piaget”, reforça Ariane.

Abrir Chat
Saiba o que acontece em Catas Altas
Olá!
Para receber as notícias de Catas Altas, é preciso enviar seu nome e cidade/bairro e salvar o nosso número na sua agenda de contatos!
Powered by