Prefeitura de Catas Altas promove oficina que resgata receita histórica

Por: Departamento de Comunicação e Imprensa

A Prefeitura de Catas Altas, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), por meio do programa Primórdios da Cozinha Mineira, promoveu no dia 07 de novembro oficina para resgatar uma receita antiga da cidade: o pudim de gabinete.

A receita está em um livro encontrado na biblioteca do Santuário do Caraça datado de 1834 e é mais conhecida fora do município do que entre os seus moradores.

A atividade contou com participação dos empresários do trade turístico da cidade, que já estão participando de capacitações voltadas para a profissionalização do setor.

“A ideia da oficina é apresentar mais um produto da gastronomia histórica de Catas Altas, continuando com a metodologia do Programa Primórdios para ressignificação de valores gastronômicos locais. Além disso, nossa intenção é difundir a receita de origem local para população do município”, explica a mentora do projeto Primórdios, Vani Pedrosa.

Durante a atividade, os participantes aprenderam um pouco sobre a história da receita que, segundo diz a história, foi feita pela primeira vez por Noé, e sobre a forma de precificar o produto final baseada nos ingredientes utilizados.

A oficina contou com a presença da Professora de Planejamento de Eventos e Controladoria, do Curso de Gastronomia do Senac, Maura Tescarolo; de alunos do 4º período do curso de gastronomia da entidade; e do professor de gastronomia e mestre em Plantas Alimentícias Não-convencionais (Pancs), professor Michel Abras.