Circo, marchinhas, bonecões, desfile de blocos e muita música marcaram carnaval de Catas Altas

O mundo singelo do circo e as saudosas marchinhas dominaram o carnaval de Catas Altas, que foi realizado de 25 a 28 de fevereiro nas mediações da Praça Monsenhor Mendes.

A programação da parte da tarde reuniu um público que clamava pelo resgate da cultura e, principalmente, de um clima familiar, que foi criado através das intervenções circenses. A aprovação dos foliões foi geral e pôde ser comprovada pela grande participação nas atividades.

Todos os dias, crianças e adultos aguardavam ansiosamente pelos palhaços Pindaíba e Olegário, do Circo Miudinho, responsáveis por abrir a festa e por dar o toque divertido à folia, interagindo com bonecões e fazendo inúmeras brincadeiras.

Além de cantar, dançar e puxar as pessoas para as rodas, eles ainda deram um show no malabarismo e na pirofagia, acompanhados de outros personagens como o homem da perna de pau e de um casal de idosos educadíssimos e curiosos.

Completando as intervenções circenses, os Afilhados do Sereno colocaram todo mundo para sambar ao executar as marchinhas mais famosas do país. Já os meninos e meninas dos Bloco Show de Belo Horizonte e do Bloco Show de Catas Altas e o Cortejo Alvorada Pé Vermei deram um toque especial à festa com batuques de tambores e resgate à cultura afro.

Programação – O Carnaval de Catas Altas deste ano contou com uma programação variada, voltada para a família, que envolveu shows, muita música, desfile de blocos, cortejos culturais, apresentações circenses, entre outros.

A folia teve início no sábado, a partir das 16 horas. Durante quatro dias, foram realizados desfiles e encontros de blocos (Bloco do Boi, Bloco Homenageado, Bloco do Et’s, e Jeque Elétrico); encontro de bonecões; Cortejo Alvorada Pé Vermei; apresentações circenses do Circo Miudinho, de marchinhas com os Afilhados do Sereno e dos Blocos Show de Belo Horizonte e Bloco Show de Catas Altas.

Todos os bonecões e adereços utilizados no carnaval foram confeccionados por crianças e adolescentes que participaram das oficinas culturais de percussão, breakdance, Brincadeira de Gigantes, Boi Bonito e Blocos Carnavalescos.

Para fechar as noites, um grande público se reuniu em frente ao palco para assistir aos shows de “carna rock” com Lili Band e de axé e sertanejo com a dupla Marcos e Márcio e com Paula Sete.

Além da programação musical, o carnaval de Catas Altas ainda contou com blitze ecológicas, realizadas todos os dias em parceria com o curso de Turismo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Também foi feita uma pesquisa de demanda turística.

O domingo de carnaval ainda teve um toque especial com o eclipse solar. Aproveitando a beleza da cidade, que fica encravada aos pés da Serra do Caraça, a equipe da UFMG ainda montou uma estrutura para que a população pudesse acompanhar o fenômeno na Praça Monsenhor Mendes.