Começa hoje XIX edição da Festa do Vinho

Começa hoje em Catas Altas a 19ª edição da Festa do Vinho. A festa tradicional na cidade vai até o domingo, dia 19, com uma programação cultural e gastronômica caprichada.

Hoje, às 20 horas, será realizada apresentação da Orquestra Sesi Minas. A abertura oficial será às 21 horas. Em seguida, acontecem a eleição das novas Princesas do Vinho e shows de Trio Baticum e Tupette e Banda.

No sábado, tem:

10:00     Festim com a Chef Milsane Sebastião – Restaurante Bistrô da Serra

11:00     Workshop – SENAC  – Um pedacinho de Minas: Azeite, mel, queijos, vinhos e fermentados de Minas Gerais – Restaurante La Violla

14:00     Apresentação Corporação Musical Nossa Senhora das Conceição

14:30     Apresentação Coral Sementes

15:00     Show Camila Calais

16:30     Teatro Lambe-Lambe

17:00     Workshop – SENAC  – Bebidas Fermentadas, Brasil e França,  tendências e oportunidades –  Experiência e degustação de fermentados brasileiros e Franceses – Restaurante La Violla

17:00     Show Eliseu Gomes e Grupo

18:00     Show Tupiniquim Power Trio – Espaço Taberna

20:00     Apresentação Orquestra Big Band FUNCEC

22:30     Show Lili Band

00:30     Show Gleison Túlio

Já no domingo, a programação começa às 10 horas.

10:00     Workshop – SENAC – Prato Principal e sobremesa harmonizados com fermentados – Restaurante La Violla

11:00     Berimbalada – Grupos de Capoeira

12:00     Cortejo Brumal e seus encantos

12:30     Teatro João e Maria nas Trilhas da Cavalhada e Alice na Vila das Maravilhas

13:00     Apresentação Grupo Catas Reggae

14:00     Teatro Lambe-Lambe

15:00     Apresentação Banda de Flautas de Sumidouro

16:30     Premiação Vinhos

17:00     Show Banda Nous (Daniel Dejero e Trio)

19:00     Encerramento

Concomitante à parte cultural, a Prefeitura vai pôr em ação o programa “Harmonize com Jabuticaba”, incentivando o consumo do vinho e a geração de renda por meio do turismo gastronômico.

Durante os dias de festa, responsáveis por restaurantes e barracas de produtos alimentícios e bebidas da Associação dos Produtores de Vinho, Agricultores Familiares e Outros Produtos Artesanais de Catas Altas (Aprovart) vão expor e vender pratos que utilizam a jabuticaba entre os ingredientes.

O objetivo será dar mais evidência ao vinho catas-altense, trazendo pratos elaborados para harmonizar com a bebida fabricada há mais de 120 anos no município.

Entre as opções, será possível saborear Crepe suíço de queijo ao molho de jabuticaba; batata com barbecue de jabuticaba; espetinho de frango empanado ao molho de jabuticaba; almondegas recheadas com jabuticaba ao molho de tomate; e rabada ao molho de jabuticaba.

A proposta é redescobrir sabores locais e divulgar o que tem de melhor na gastronomia mineira, valorizando as comidas típicas e incentivando a elaboração de novos pratos, como parte da cultura a ser preservada.

Realização – A Festa do Vinho é uma realização da Prefeitura de Catas Altas, em parceria com a Associação dos Produtores de Vinho, Agricultores Familiares e Outros Produtos Artesanais de Catas Altas (Aprovart).

O evento foi criado para enaltecer a produção do vinho de jabuticaba, que é conhecido nacionalmente por sua qualidade, e para homenagear uma tradição que vem passando de geração em geração.

A Festa resgata uma tradição que remete ao século XIX, quando as minas de ouro se esgotaram e a produção de vinho se transformou em uma nova opção de subsistência.