Feira da Agricultura Familiar aquece economia de Catas Altas

Feira da Agricultura Familiar aquece economia de Catas Altas

Sete produtores rurais de Catas Altas são responsáveis por ajudar na movimentação da economia do município.

Josieni Cristina de Aguilar, Maria Aparecida Lopes Muniz, Luzia Muniz Batista, Célia Maria Lopes, Vaneide Cristovam da Silva Alexandrino, Maria José Joana Nazário da Paixão e Priscila Cristovam da Silva Amaral fazem parte da Feira da Agricultura Familiar.

A Feira acontece toda primeira sexta-feira do mês (em fevereiro, será nesta sexta, dia 7) e comercializa cerca de 50 tipos de produtos nas barracas montadas na Praça Monsenhor Mendes. Entre eles, queijos, vinhos de jabuticaba, compostas, doces, licores, verduras, frutas, temperos, ovos, quitandas, entre outras iguarias da roça.

Além dos produtos, durante a feira também é servido almoço, com venda de pratos típicos da culinária mineira.

Segundo a produtora rural Priscila Cristovam da Silva Amaral, a Feira da Agricultura Familiar é importante para os produtores e para toda a comunidade de Catas Altas. “Além de gerar renda para as famílias, muitas pessoas se beneficiam de bons alimentos produzidos em nossos quintais e cozinhas. As quitandas são feitas da forma mais artesanal possível e com ingredientes regionais”, destaca.

Ela ressalta ainda que a feira é um bom ponto de venda, mas também “um ótimo momento de relacionamento, de sair de casa e conhecer pessoas novas e aprender sempre mais”, completou.

Selo SIM – além de produção caseira, três dos sete produtores já estão certificados com o Selo de Serviço de Inspeção Municipal (SIM). São eles, Josieni Cristina de Aguilar, Maria Aparecida Lopes Muniz e Luzia Muniz Batista.

A certificação garante a qualidade da produção agroindustrial dos produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, adicionados ou não de produtos vegetais, preparados, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados e em trânsito no município.

O uso do Selo informa que o produto foi inspecionado pela autoridade competente, garantindo a qualidade dos mesmos e a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização.

Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Reginaldo Nascimento, com o Selo SIM “o consumidor tem uma garantia de que está ingerindo algo de boa procedência. Que foi fabricado com higiene e dentro das normas.”

Conheça os produtores rurais que fazem parte da Feira da Agricultura Familiar de Catas Altas

Produtor: Josieni Cristina de Aguilar

Produtos: Queijo frescal, queijo curado, vinho, vinho de jabuticaba, compotas, doces, iogurte, ovos.

Possui selo SIM

Produtor: Maria Aparecida Lopes Muniz

Produtos: Verduras, rapadura e quitandas

Possui selo SIM

Produtor: Luzia Muniz Batista

Produtos: Vinho de jabuticaba, doce de leite, compota de jabuticaba, licor de frutas, quitandas, bombom

Possui selo SIM

Produtor: Célia Maria Lopes

Produtos: Hortifrutis, farinhas, grãos e rapadura

Produtor: Vaneide Cristovam da Silva Alexandrino

Produtos: Almoço com pratos típicos da comida mineira, geleias, tomate seco, molho de pimenta e doces.

Produtor: Maria José Joana Nazário da Paixão

Produtos: Verduras, abacaxi, mel, pimenta, abóbora e mandioca

Produtor: Priscila Cristovam da Silva Amaral

Produtos: Geleias, doce de leite, suspiros, casadinhos, verduras e ovos

Abrir Chat
Saiba o que acontece em Catas Altas
Olá!
Para receber as notícias de Catas Altas, é preciso enviar seu nome e cidade/bairro e salvar o nosso número na sua agenda de contatos!
Powered by