Moradores do Morro D’Água Quente ganham farmácia municipal

Ação é uma das mais de dez já realizadas ou em andamento no distrito de Catas Altas

Os moradores do distrito do Morro D’Água Quente, em Catas Altas, agora já podem comemorar. A Prefeitura entregou na noite do último dia 27 de junho uma unidade da farmácia municipal.

O local, que fica ao lado do Posto de Saúde, vai garantir mais conforto e praticidade na retirada dos medicamentos.

A unidade tem 136 metros quadrados e conta com sala de espera, almoxarifado, recepção, copa, depósito de material de limpeza e áreas de fracionamento e de farmacêutico. As obras custaram cerca de R$ 200 mil.

Durante a solenidade, alguns moradores fizeram questão de agradecer o benefício e destacar o quão importante a farmácia será para a comunidade local.

O vice-prefeito Fernando Rodrigues Guimarães, que é do Morro D’Água Quente, comemorou mais esta conquista. “Este governo não tem medido esforços para melhorar a vida de quem mora no distrito e também na zona rural. Nosso objetivo está sendo alcançado: levar mais dignidade e saúde para cada um que mora em toda Catas Altas”, destaca.

Guimarães ainda completou: “recentemente, uma ex-moradora do município comentou nas redes sociais que a cidade tem uma das melhores saúde da região. É muito bom saber que o respeito que temos para com a população e a preocupação com os serviços públicos estão sendo reconhecidos.”

De acordo com a secretária de Saúde Maria Tereza Hosken, a farmácia é mais que um prédio. “Estamos entregando aqui hoje um serviço de qualidade que será ofertado por uma equipe altamente qualificada. O deslocamento que os pacientes precisavam fazer antigamente nos deixavam muito incomodados. Além do transtorno e na demora do início do tratamento, porque nem sempre era possível ir até a sede para buscar o medicamento no mesmo dia da consulta, isso gerava despesas para o cidadão e até para o município”, destacou a secretária.

“Desde janeiro de 2018, a Prefeitura já oferecia este serviço na unidade de saúde do distrito. Mas agora, a distribuição será feita em um local mais adequado e apropriado”, completou Maria Tereza.

Melhorias no distrito – A construção de uma unidade da farmácia no Morro D’Água Quente é uma das várias ações que estão sendo realizadas em prol dos moradores.

Desde 2017, o distrito já recebeu:

– Implantação do sinal de telefonia móvel;

– disponibilização de ambulância e táxi para atendimentos de urgência e emergência;

– entrega de medicamentos na unidade de saúde (ainda antes da construção da farmácia);

– reforma no posto de saúde;

– iluminação de todas as ruas com lâmpadas de LED;

– reforma na escola municipal João XXIII;

– implantação de iluminação no campo; e

– implantação de câmeras de segurança nos prédios públicos, aumentando a segurança também da comunidade no entorno.

Além destas, estão em andamento: construção do velório; substituição do calçamento em quatro ruas principais com novos passeios e dez passagens elevatórias para pedestres; e realização de obra infraestrutura com meios-fios e novas redes de esgoto sanitário e de drenagem pluvial.

“Qual cidade tem conseguido inaugurar e realizar tantas obras em meio às dificuldades financeiras em todo o estado? E todas elas são obras coletivas, onde todos se beneficiam”, ressaltou Fernando Guimarães.

O prefeito José Alves Parreira também destacou que as ações previstas no plano de governo para o Morro D’Água Quente estão quase todas realizadas. “Estamos trabalhando arduamente para encerramos nosso mandato em 31 de dezembro de 2020 com a execução de, pelo menos, 80% de tudo que foi proposto”, afirmou.