Novos agentes de turismo rural de Catas Altas se formam e guiam estudantes em trilhas do município

Dez moradores de Catas Altas se formaram no último dia 28 de fevereiro na primeira turma do curso de formação de agente de turismo rural, promovido pela Prefeitura em parceria com o Senar.

A cerimônia foi realizada no distrito do Morro D´Água Quente e contou com a presença de autoridades, familiares e comunidade.

A formatura teve com dois momentos. Na parte da manhã, aconteceu a primeira condução oficial dos novos agentes turísticos no município, que já se organizaram e formaram um grupo profissional chamado “Trilhando Catas Altas”.

Na atividade, 35 estudantes do ensino médio da escola estadual Alzira Ayres foram guiados em trilhas do distrito do Morro D’Água Quente através do roteiro intitulado Cascatas do Morro D’Água Quente / Mundel.

Na ocasião, além de um vídeo explicativo sobre os atrativos do município, eles visitaram a Cachoeira da Concha e as ruínas do Curral dos Cabritos / Mudel, em um percurso de aproximadamente uma hora.

A ação foi um complemento ao trabalho desenvolvido pela escola no ano passado, quando os alunos estudaram o Turismo Rural em sala de aula.

Na parte da tarde, aconteceu a formatura dos agentes. Na ocasião, o prefeito José Alves Parreira fez questão de destacar a importância da formação dos guias para o desenvolvimento do turismo na cidade. “O turismo é um setor que traz muitos benefícios. É uma modalidade de geração de fonte de renda sustentável e por isso estamos trabalhando arduamente para tornar o município atrativo, trazendo mais turistas e, consequentemente, mais desenvolvimento econômico para Catas Altas”, destacou.

“O município tem um potencial turístico enorme, só falta explorá-lo da maneira correta, gerando novas alternativas de economia”, completa o vice-prefeito Fernando Rodrigues Guimarães.

O curso, que teve duração de seis meses, tem como objetivo fortalecer o turismo no meio rural; preparar profissionais com visão do negócio turístico; fomentar o negócio turístico; e qualificar profissionais para ações integradas de turismo.

A capacitação foi dividida em seis módulos: Oportunidades e Desenvolvimento de Produtos e Negócios Turísticos no Meio Rural; Segurança nas Atividades Turísticas Rurais; Condutor de Turismo Rural; Hospedagem em Áreas Rurais e Atendimento ao Cliente; Meios de Alimentação na Área Rural; e Comercialização Aulas Práticas – Evento Prático.

Esta é mais uma ação da Prefeitura com objetivo de desenvolver e promover o turismo no município, de forma a melhor o receptivo local, aumentando, consequentemente, o número de turistas na cidade.