Prefeitura de Catas Altas discute Boas Práticas Pedagógicas em seminário

Autor apresenta livro no seminário de boas práticas pedagógicas

Autor apresenta livro no seminário de boas práticas pedagógicas

Prefeitura de Catas Altas discute Boas Práticas Pedagógicas em seminário

Por: Departamento de Comunicação e Imprensa

As boas práticas pedagógicas adotadas pelos educadores da rede municipal de Catas Altas foi o tema principal do seminário realizado pela Prefeitura no último dia 30 de outubro.

Cerca de 80 profissionais, entre gestores municipais da educação, coordenadores e professores que atuam da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I e II, participaram do evento.

A programação contou com uma conversa com autor e artista plástico Renato Moriconi. Na ocasião, Moriconi falou um pouco sobre como foi o processo criativo de seus livros “Bárbaro” e “O Dia da Festa”.

Além do autor (que veio por meio do convênio com o Centro de Educação e Documentação para a Ação Comunitária – Cedac), o seminário ainda contou com discussões sobre o trabalho em Rede; as boas práticas de leitura; os jogos no processo de Ensino Aprendizagem; a experiência de sucesso na Feira de Investigação Científica; os projetos didáticos e as possibilidades de aprendizagem; e as aprendizagens significativas por meio das sequências didáticas.

“É um orgulho poder realizar um seminário, onde podemos compartilhar o que de melhor nossos educadores estão fazendo pelo futuro de Catas Altas. Tudo que pudermos oferecer para vocês é pouco diante da importância que vocês têm. Só o fato de vocês cuidarem dos filhos dos outros, já faz de vocês guerreiros”, destacou o prefeito José Alves Parreira.

Parreira aproveitou a ocasião para lembrar do recente benefício aprovado pelo município que garante férias prêmios aos professores de Catas Altas. O direito foi incluso no artigo 109 da Lei Complementar 138/2002 sobre a contagem de efetivo exercício de magistério e atualiza o Plano de Cargos e Remuneração do Magistério no município.

Com a alteração, além de licenças por acidente em serviço, doença grave e para gestantes; afastamento por motivo de casamento, falecimento de cônjuge, filhos, pai, mãe ou irmão; e férias anuais, a licença prêmio passa a contar como tempo efetivo de carreira.

O vice-prefeito Fernando Rodrigues Guimarães aproveitou a oportunidade para destacar e parabenizar os educadores pelo excelente resultado do Ideb alcançando pelas escolas do município.

A nota obtida com a avaliação dos alunos do 5º ano foi de 7 pontos e é a maior desde a criação do índice. O valor superou, inclusive, a meta estabelecida para a cidade em 2021, que é de 6,7 pontos. Para 2019, o esperado é 6,4.

Segundo os dados, Catas Altas tem entre 70% e 80% dos alunos com aprendizado adequado, porcentagem que era esperada somente em 2022

“Quero parabenizar a vocês por esta nota, pois ela é resultado de todo trabalho e dedicação com que vocês exercem esta profissão tão digna e importante para o país”, destacou.

seminário de boas práticas pedagógicas seminário de boas práticas pedagógicas seminário de boas práticas pedagógicas   seminário de boas práticas pedagógicasseminário de boas práticas pedagógicas