Prefeitura de Catas Altas discute Boas Práticas Pedagógicas em seminário

Autor apresenta livro no seminário de boas práticas pedagógicas

Prefeitura de Catas Altas discute Boas Práticas Pedagógicas em seminário

Por: Departamento de Comunicação e Imprensa

As boas práticas pedagógicas adotadas pelos educadores da rede municipal de Catas Altas foi o tema principal do seminário realizado pela Prefeitura no último dia 30 de outubro.

Cerca de 80 profissionais, entre gestores municipais da educação, coordenadores e professores que atuam da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I e II, participaram do evento.

A programação contou com uma conversa com autor e artista plástico Renato Moriconi. Na ocasião, Moriconi falou um pouco sobre como foi o processo criativo de seus livros “Bárbaro” e “O Dia da Festa”.

Além do autor (que veio por meio do convênio com o Centro de Educação e Documentação para a Ação Comunitária – Cedac), o seminário ainda contou com discussões sobre o trabalho em Rede; as boas práticas de leitura; os jogos no processo de Ensino Aprendizagem; a experiência de sucesso na Feira de Investigação Científica; os projetos didáticos e as possibilidades de aprendizagem; e as aprendizagens significativas por meio das sequências didáticas.

“É um orgulho poder realizar um seminário, onde podemos compartilhar o que de melhor nossos educadores estão fazendo pelo futuro de Catas Altas. Tudo que pudermos oferecer para vocês é pouco diante da importância que vocês têm. Só o fato de vocês cuidarem dos filhos dos outros, já faz de vocês guerreiros”, destacou o prefeito José Alves Parreira.

Parreira aproveitou a ocasião para lembrar do recente benefício aprovado pelo município que garante férias prêmios aos professores de Catas Altas. O direito foi incluso no artigo 109 da Lei Complementar 138/2002 sobre a contagem de efetivo exercício de magistério e atualiza o Plano de Cargos e Remuneração do Magistério no município.

Com a alteração, além de licenças por acidente em serviço, doença grave e para gestantes; afastamento por motivo de casamento, falecimento de cônjuge, filhos, pai, mãe ou irmão; e férias anuais, a licença prêmio passa a contar como tempo efetivo de carreira.

O vice-prefeito Fernando Rodrigues Guimarães aproveitou a oportunidade para destacar e parabenizar os educadores pelo excelente resultado do Ideb alcançando pelas escolas do município.

A nota obtida com a avaliação dos alunos do 5º ano foi de 7 pontos e é a maior desde a criação do índice. O valor superou, inclusive, a meta estabelecida para a cidade em 2021, que é de 6,7 pontos. Para 2019, o esperado é 6,4.

Segundo os dados, Catas Altas tem entre 70% e 80% dos alunos com aprendizado adequado, porcentagem que era esperada somente em 2022

“Quero parabenizar a vocês por esta nota, pois ela é resultado de todo trabalho e dedicação com que vocês exercem esta profissão tão digna e importante para o país”, destacou.

seminário de boas práticas pedagógicas seminário de boas práticas pedagógicas seminário de boas práticas pedagógicas   seminário de boas práticas pedagógicasseminário de boas práticas pedagógicas