Prefeitura de Catas Altas quer qualificar trade turístico local com capacitações em parceria com Senac

Prefeitura de Catas Altas qualifica trade turístico

Por: Departamento de Comunicação e Imprensa

Qualificar o trade turístico local para receber bem os turistas é um dos objetivos da Prefeitura de Catas Altas. Para isso, a atual Administração está trazendo para o município ainda este ano, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), quatro atividades que visam a capacitação dos profissionais que trabalham em pousadas, receptivos, restaurantes e bares.

São elas:

– Palestra “Recebendo turista de abraços abertos” – dia 18 de outubro;

– workshop de excelência em atendimento ao cliente – dia 25 de outubro;

– workshop de recepção em meios de hospedagem – dia 13 de novembro; e

– curso de boas práticas na manipulação de alimentos – dia 26, 27, 28 e 29 de novembro (carga horária de 20 horas).

As capacitações acontecerão neste mês de outubro e em novembro e, no primeiro momento, serão voltadas apenas para representantes de empresas que já estejam em atividade no município.

Além disso, para participar é preciso que o empreendimento esteja cadastrado no Cadastur, um sistema nacional criado pelo Ministério do Turismo que tem o objetivo de reunir todos aqueles que estejam legalmente constituídos e em operação.

Ao todo, serão disponibilizadas 20 vagas para cada atividade. Não preenchendo todas os lugares, outras pessoas da comunidade poderão se inscrever.

As inscrições são gratuitas e já estão acontecendo na Secretaria de Turismo e Cultura, localizada no prédio da Prefeitura, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas.

Durante as atividades, serão coletadas informações sobre a aceitação para que sejam traçadas estratégias para outras formações no ano que vem, com possibilidade de participação da população em geral.

“Desde que assumimos a Administração no ano passado, uma de nossas missões era promover o desenvolvimento do turismo local e, para isso, já implantamos diversas medidas que têm trazido resultados positivos. Um deles é o aumento significativo de turistas na cidade. Essa qualificação é mais uma ação que vai ajudar a nossos empresários do setor a receberem mais e melhor a cada um que escolhe Catas Altas como seu destino de viagem”, explica o prefeito José Alves Parreira.

Curso de formação de agente de turismo rural

Além desta capacitação com quatro atividades, no ano passado, a prefeitura promoveu, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Don Silvério, o curso de formação de agente de turismo rural. A formação contou com dez participantes que se formaram em março deste ano.

Depois de qualificados, os novos guias formaram um grupo de agentes chamado “Trilhando Catas Altas” e alguns dos integrantes já estão atuando, inclusive com criação da própria agência de receptivo local.

Ações para desenvolvimento do turismo

Somando a essas profissionalizações, a Prefeitura ainda tem trabalhado para deixar seus monumentos históricos, culturais, religiosos e naturais em condições adequadas para receberem a visita dos turistas.

Para isso, reativou o Centro de Atendimento ao Turista (CAT); implantou sinalizações turísticas, interpretativas e educativas na cidade, em cachoeiras e trilhas; criou o mapa turístico do Município com indicação de atrativos, restaurantes, bares e pousadas; está restaurando 12 peças sacras, tombadas e do século XVIII, que fazem parte do acervo do patrimônio da capela de Santa Quitéria; vai restaurar as capelas de Nossa Senhora do Rosário e do Senhor do Bonfim, na sede do município; entre outras ações.