Prefeitura de Catas Altas promove capacitações para representantes envolvidos nas políticas públicas sociais

capacitações voltadas para representantes envolvidos nas políticas públicas sociais

Capacitações voltadas para representantes envolvidos nas políticas públicas sociais

Por: Departamento de Comunicação e Imprensa

A Prefeitura de catas Altas promoveu neste mês de outubro capacitações voltadas para os diversos seguimentos envolvidos nas políticas públicas sociais.

Entre os participantes, representantes do Conselho Tutelar, da Polícia Militar e das Secretarias de Saúde e Educação; membros dos conselhos da Assistência Social e dos Direitos da Criança e do Adolescente; gestores das secretarias de Educação, Saúde, Meio Ambiente e Administração; integrantes da Controladoria Interna e da Assessoria Jurídica; e todos os servidores da secretaria de Desenvolvimento Social.

Durante as capacitações, cada grupo abordou uma temática específica de acordo com sua atuação, demandas ou atribuições exercidas.

O objetivo da atividade foi abrir discussões sobre a rede de garantia de direitos, Sistema Único de Assistência Social (Suas), participação social e importância dos conselhos municipais e articulação entre os seguimentos na busca de enfrentamento e soluções para problemas sociais.

“Ao final dessa maratona, fizemos uma avaliação positiva dos resultados alcançados, mediante a satisfação, envolvimento dos participantes e temas abordados. Algumas medidas para adequação dos trabalhos já estão sendo discutidas pela equipe da SMDS e já estamos articulando ações com outras secretarias em prol de melhorias para a população que necessita de intervenções sociais”, explicou a secretária de Desenvolvimento Social, Elaine Adriana Rodrigues de Paula.

Elaine completa que “para os participantes, ficou claro que não se constrói cidadania com uma só política. É necessário o envolvimento e corresponsabilidade de todos”, destaca.

Entre os temas discutidos estão:

– a ampliação do conhecimento sobre políticas públicas,

– o entendimento da forma de acesso aos serviços sociais,

– o empoderamento dos conselheiros municipais, em relação a compreensão e apropriação do papel de conselheiros;

– o fortalecimento do trabalho integrado entre os setores;

– e o entendimento do papel de cada um na rede de proteção;

“Temos como meta de trabalho a profissionalização dos servidores e conselheiros para implementação de um trabalho consistente que, de fato, possa impactar na realidade social local. Os consultores que estiveram no município são pessoas com um currículo admirável e detentores de muita experiência e conhecimentos nas áreas e assuntos tratados”, afirma Elaine.

Ainda de acordo com a secretária, as discussões realizadas durante as capacitações mostraram que a atual Administração está no caminho certo. “Estamos agindo conforme a legislação vigente e buscando melhorias na área social”, finaliza.