Prefeitura de Catas Altas discute direitos dos idosos nas Conferências Livres de Direitos da Pessoa Idosa

Os direitos da pessoa idosa estão sendo discutidos em Catas Altas durante as Conferências Livres de Direitos da Pessoa Idosa. Os encontros são semanais e serão realizados pela Prefeitura até o final deste mês.

Hoje (20) acontece, às 8:30, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), a pré-conferência abordando o Eixo III: “Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da pessoa Idosa”.

Dia 27 será a vez do Eixo IV: “Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas”. No dia 28, a reunião será promovida no Morro D’Água Quente e, na ocasião, será discutido o tema geral.

O objetivo é dar voz a gestores e usuário dos serviços públicos para promover reflexão sobre o assunto e reunir informações que serão levadas para a I Conferência Municipal que deve acontecer no final de março.

Neste ano, os eixos definidos no município farão parte da 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa que tem como tema “Os desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”.

Entre os temas abordados nas pré-conferências estão: Direitos Fundamentais na Construção/efetivação das políticas públicas; Educação: assegurando direitos e emancipação humana; Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da pessoa Idosa; e Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.