Prefeitura de Catas Altas inicia vacinação contra Influenza

Os postos de Saúde Catas Altas já estão vacinando a população contra a gripe Influenza (H1N1) desde o dia 17 de abril. A imunização será feita até o dia 26 de maio aos grupos prioritários, identificados e recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e escolhidos a partir de dados epidemiológicos da pandemia de H1N1.

Esta é a 19ª edição da campanha nacional que terá como dia D o dia 13 de maio.

Deverão ser vacinados: crianças a partir de seis meses e menores cinco anos; gestantes; puérperas com até 45 dias após o parto; trabalhadores da saúde sob potencial risco de contrair vírus influenza e envolvidos na resposta a possíveis casos da doença; povos indígenas aldeados; indivíduos com 60 anos ou mais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independente da idade (consultar categorias no posto de saúde); e professores na ativa da educação infantil, fundamental, médio e superior das escolas públicas e privadas.

O objetivo da campanha é reduzir as complicações, internações e mortalidades recorrentes da infecção pelo vírus da influenza na população alvo para vacinação. A meta da Prefeitura de Catas Altas é imunizar 90% do grupo prioritário, que representa 1300 pessoas, até o dia 26 de maio.

A vacinação está sendo realizada todos os dias (durante a semana) na UBS da sede de 7 às 11 horas e das 13 às 15:30 horas. No distrito do Morro D’Água Quente, as doses serão administradas nos dias 24, 25 e 27 de abril e no dia 13 de maio (Dia D), das 13 às 15:30 horas.

Para receber a dose, é preciso levar o cartão de vacinação e o cartão SUS (obrigatório para receber a dose).