Prefeitura de Catas Altas participa de treinamento para enfermeiras sobre aleitamento materno

Prefeitura de Catas Altas participa de treinamento para enfermeiras sobre aleitamento materno

Duas enfermeiras que atuam nas unidades de saúde de Catas Altas participaram, recentemente, de uma oficina promovida dentro da estratégia “Amamenta Alimenta Brasil”.

O objetivo foi treinar os profissionais para implantação do projeto no município, fortalecendo as práticas alimentares saudáveis e o apoio ao aleitamento materno.

De acordo com a Estratégia, práticas alimentares inadequadas nos primeiros anos de vida estão intimamente relacionadas à morbimortalidade de crianças, representadas por doenças infecciosas, afecções respiratórias, cárie dental, desnutrição, excesso de peso e carências específicas de micronutrientes como o ferro, zinco e vitamina A.

Além disso, o padrão alimentar nessa faixa etária também repercute nos hábitos alimentares e na saúde em outras etapas da vida.

Segundo a secretária de Saúde de Catas Altas, Maria Tereza Hosken, o diagnóstico da situação de Alimentação e Nutrição das crianças menores de dois anos no município foi analisado pela equipe de saúde, durante reunião do Colegiado Gestor. “Observamos que os nossos indicadores melhoraram nos dois últimos anos, principalmente quando comparados com dados do estado de Minas Gerais”, destaca. 

Maria Tereza explica que o grande desafio para o profissional de saúde, no apoio ao aleitamento materno e à alimentação complementar saudável, “ é superar não somente as necessidade de conhecimento técnico, mas, sobretudo, as habilidades e atitudes para acolher dúvidas, preocupações, dificuldades das mães e seus familiares, por meio de escuta ativa, empatia e percepção para propor ações viáveis para a população local”, completa.