Prefeitura de Catas Altas promove ações de conscientização nas escolas sobre coronavírus

Em decorrência da pandemia mundial do novo coronavírus, as equipes de saúde de Catas Altas, em parceria com os profissionais de educação, promoveram ações de conscientização nas escolas municipais no último dia 16 de março.

Na ocasião, os alunos das quatro unidades educacionais (Agnes Pereira Machado, João XXIII , UMEI e Chapeuzinho Vermelho) participaram de rodas de conversas e assistiram ao vídeo produzido pela Prefeitura sobre os cuidados para se evitar a proliferação do Coronavírus.

Além disso, eles simularam as principais práticas para se evitar o contágio, como lavar corretamente das mãos e, principalmente, minimizar aglomerações e contato físico com outras pessoas.

Para completar, os estudantes ainda leram sobre o assunto em cartazes colados nas escolas e em pesquisas na Internet.

Medidas preventivas – além da conscientização nas instituições de ensino, a Prefeitura está tomando algumas medidas preventivas para evitar a aglomeração de pessoas e a proliferação do vírus em todos os setores.

Entre elas:

– Suspenção das aulas de hoje (18) até sexta (20) para higienização das escolas segundo os padrões exigidos pelo Ministério da Saúde e orientação dos servidores em relação aos procedimentos e ações ligados à doença;

– suspenção das atividade esportivas a partir de hoje (18 de março) por 30 dias;

– suspensão de oficinas e grupos de encontros que acontecem no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) por 30 dias contados desde ontem (17);

– vacinação de idosos contra Influenza no domicílio;

– suspensão das atividades no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) por 30 dias;

– estabelecimento de atendimento ao público externo nas repartições administrativas apenas por meio de agendamento via telefone ou e-mail;

– suspensão de realização de eventos com mais de cem pessoas por período indeterminado.

Além disso, a Prefeitura decretou ontem (17) situação de emergência em função da pandemia mundial de doença infecciosa viral respiratória causada pelo novo coronavírus (COVID-19).

De acordo com o decreto nº 43, a medida vai possibilitar a compra mais rápida de medicamentos e insumos hospitalares, além de contratação de profissionais da saúde por meio de dispensa de licitação.

O decreto municipal seguiu as diretrizes do decreto estadual nº 113, do dia 12 de março de 2020, que estabelece Situação de Emergência em Saúde Pública no Estado para evitar proliferação do vírus.