Prefeitura de Catas Altas promove semana da enfermagem com atividades

Por: Departamento de Comunicação e Imprensa

A Prefeitura de Catas Altas realizou em maio a Semana da Enfermagem. Na programação, foram promovidas diversas atividades como palestras, dinâmicas e reflexões, evolvendo os profissionais do setor.

A abertura contou com participação dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que atuam nas unidades de saúde do município.

Entre as atividades, a psicopedagoga Elaine Cristina Rosa fez uma roda de conversa com foco no acolhimento. A psicóloga Cristina Fonseca e a nutricionista Paloma Costa Lopes Melo também contribuíram com orientações aos profissionais da saúde.

Além disso, o fiscal do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), enfermeiro Jorge Souza, ainda conduziu um debate sobre o exercício profissional, responsabilidade técnicas e ética, momento de reflexão e esclarecimentos.

Para finalizar a semana, a equipe se reuniu para um café de confraternização. Segundo a secretária de Saúde, Maria Tereza Hosken, o setor de enfermagem tem papel fundamental para o perfeito funcionamento das unidades de saúde. “Quero parabenizar a todos os profissionais de Catas Altas pelos serviços prestados com tanto carinho à comunidade”, destacou no dia da abertura.

Para a enfermeira do Morro D’Água Quente, Tatiany Souza, “comemorar a semana da enfermagem é mais que merecido para uma classe profissional tão bonita, que dedica sua vida prestando cuidados e, muitas vezes, abdica da próprias necessidades em prol do próximo.”

A semana da enfermagem foi instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nigthingale (enfermeira inglesa) e Ana Néri (enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares).