Prefeitura de Catas Altas vacina cães e gatos contra raiva de 7 a 14 de julho

A Prefeitura de Catas Altas vai iniciar a vacinação de cachorros e gatos contra a raiva na sede e no distrito do Morro D’Água Quente a partir do próximo dia 7 de julho. Na zona rural, a imunização antirrábica já está acontecendo de casa em casa.

Durante a campanha, devem ser vacinados todos os animais acima de três meses até o dia 14 de julho de acordo com o calendário programado, no horário das 8:00 às 11:00 e das 12:30 às 15:30.

07/07 – Morro D’Água Quente
Local: Em frente ao Posto de Saúde Antônio Marcelino Gomes

11/07 – Sol Nascente
Local: Pracinha em frente ao Supermercado Bernardo

12/07 – Vista Alegre
Local: Quadra do Vista Alegre

13/07 – Santa Quitéria
Local: Praça da Rua Nossa Senhora do Carmo

14/07 – Centro
Local: Praça Monsenhor Mendes em frente ao casarão Dr. Moreira

Raiva

É uma doença mortal, causada por um vírus que caminha pelo sistema nervoso central até o cérebro, onde se aloja e se desenvolve. A transmissão ocorre através do contato direto com a saliva do animal doente por mordedura ou lambedura em pele lesada. O cão é um dos animais mais importantes na cadeia da transmissão da raiva urbana.

Os sintomas mais comuns nessa espécie são: mudança geral de comportamento; fotofobia (medo da luz procurando, desta maneira, lugares escuros); agressividade; andar cambaleante, mordendo qualquer objeto à sua frente; procura de água e alimento sem conseguir engolir devido à paralisia da mandíbula, língua e glote. A morte ocorre após o aparecimento dos sintomas, em média de 5 a 7 dias.

Em caso de mordida

Lavar imediatamente o ferimento com água e sabão e não matar o animal agressor. Caso não seja seu, procure identificar o proprietário ou mantenha-o em local seguro. Procurar o pronto-socorro para receber a medicação adequada e ser orientado quanto à doença e tratamento antirrábico, se necessário.