Prefeitura de Catas Altas vacina cães e gatos contra raiva

A Prefeitura de Catas Altas iniciou esta semana a campanha de vacinação contra raiva. A meta é vacinar 1500 animais.

Na zona rural, os agentes estão indo de casa em casa para imunizar os cães e os gatos. Já na área urbana, serão montados pontos de vacinação nos bairros e no Morro D’Água Quente, conforme agenda abaixo.

Todos os animais acima de três meses devem receber a dose da vacina.

CALENDÁRIO DE VACINA CONTRA RAIVA:

Data: 06/07 – Bairro Vista Alegre

Locais – Quadra e pracinha do Vista Alegre

Horário – das 8 às 12 horas

Data: 13/07 – Morro D´Água Quente

Local: Pracinha em frente ao Posto de Saúde

Data: 13/07 –  Centro

Local: Adro da Igreja Matriz

Data: 20/07 – Santa Quitéria

Local: Campinho do Santa Quitéria

Data: 20/07 – Sol Nascente

Local: Praça do Sol Nascente (ao lado Supermercado Bernardo)

Raiva

É uma doença mortal, causada por um vírus que caminha pelo sistema nervoso central até o cérebro, onde se aloja e se desenvolve. A transmissão ocorre através do contato direto com a saliva do animal doente por mordedura ou lambedura em pele lesada. O cão é um dos animais mais importantes na cadeia da transmissão da raiva urbana.

Os sintomas mais comuns nessa espécie são: mudança geral de comportamento; fotofobia (medo da luz procurando, desta maneira, lugares escuros); agressividade; andar cambaleante, mordendo qualquer objeto à sua frente; procura de água e alimento sem conseguir engolir devido à paralisia da mandíbula, língua e glote. A morte ocorre após o aparecimento dos sintomas, em média de 5 a 7 dias.

Em caso de mordida

Lavar imediatamente o ferimento com água e sabão e não matar o animal agressor. Caso não seja seu, procure identificar o proprietário ou mantenha-o em local seguro. Procurar o pronto-socorro para receber a medicação adequada e ser orientado quanto à doença e tratamento antirrábico, se necessário.