Prefeitura de Catas Altas vacina mais de 630 idosos em casa

Prefeitura de Catas Altas vacina mais de 630 idosos em casa

A primeira fase da campanha nacional de vacinação contra gripe Influenza (H1N1) terminou ontem, 15 de abril, e a Prefeitura de Catas Altas conseguiu imunizar 635 pessoas acima de 60 anos e 104 profissionais de saúde. Os idosos foram vacinados em casa.

Apesar do fim da primeira etapa, as pessoas com mais de 60 anos continuarão a ser imunizadas no domicílio, uma vez que o município ainda não recebeu as doses suficientes.

Segunda fase – Além dos idosos, a partir de hoje (16), também começam a ser vacinados: profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; e caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.

Todos que se enquadram neste público devem entrar em contato com os PSF’s de referência por telefone para agendar a vacinação de acordo com a disponibilidade das doses.

Telefones:

UBS Catas Altas: 3832-7575. UBS Serra do Caraça: 3942-7503.

Segundo a secretária de Saúde, Maria Tereza Hosken, as vacinas estão chegando em lotes. “Mas podem ficar tranquilos que todos serão vacinados contra o vírus da Influenza”, destaca.

Terceira fase – A partir de 9 de maio: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 anos ou mais, grávidas, mães no pós-parto e população indígena.

A meta é de vacinar 90% do público-alvo até o final da campanha, marcado para o dia 22 de maio.

O objetivo é reduzir as complicações, internações e mortalidades recorrentes da infecção pelo vírus da influenza na população-alvo para vacinação.

Além disso, em 2020, a vacina também vai ajudar a diferenciar a gripe do coronavírus (Covid-19), uma vez que os sintomas de ambos são muito parecidos.