Prefeitura de Catas Altas viabiliza implantação de fibra ótica no município

A Prefeitura de Catas Altas, em parceria com a Valenet, está viabilizando a implantação da rede de fibra ótica no município. A instalação foi iniciada nas últimas semanas e promete revolucionar o acesso à internet na cidade.

Pelo projeto, a rede de Catas Altas estará ligada ao circuito principal de Belo Horizonte, o que permitirá mais qualidade e maior velocidade na transmissão dos dados.

A ideia é que toda a sede seja atendida neste primeiro momento e que, a médio e longo prazo, todas as antenas de internet via rádio sejam retiradas do município, diminuindo, com isso, o impacto da poluição visual.

“Esse projeto vai beneficiar a todos os moradores de Catas Altas, trazendo desenvolvimento”, comemora o prefeito José Alves Parreira.

O que é a fibra ótica – A fibra óptica é um fio de vidro transparente e muito fino, com diâmetro de aproximadamente de 0,5mm, semelhante a um fio de cabelo. Além da altíssima velocidade, a fibra ótica não sofre nenhum tipo de interferência externa. Se cair um raio, por exemplo, ele não entra pelo cabo da fibra, pois é de vidro.