Propriedades rurais de Catas Altas recebem Diagnóstico Ambiental e Cadastro Ambiental Rural

Propriedades rurais de Catas Altas recebem Diagnóstico Ambiental e Cadastro Ambiental Rural

Em meio às comemorações da Semana do Meio Ambiente, propriedades rurais de Catas Altas receberam do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba (CBH) o Diagnóstico Ambiental do Imóvel Rural e o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Ao todo, 150 produtores do município foram contemplados. Os documentos foram elaborados dentro do projeto Rio Vivo que tem como objetivo melhorar os recursos hídricos nos municípios participantes da Microbacia do Rio Piracicaba.

Entre as ações previstas pelo Rio Vivo estão a expansão do saneamento rural (com a construção de fossa séptica para melhorar a qualidade da água); controle de atividades geradoras de sedimentação (com a construção de Barraginhas e caixas secas e desassoreamento de rios); recomposição das Áreas de Proteção Permanente (APP) e de Nascentes (com cercamento de nascentes e plantio de árvores); e Cadastramento Ambiental Rural (CAR).

O programa, que terá três etapas, começou com a inscrição do município no processo de seleção para participação e a realização do diagnóstico nas propriedades selecionadas para saber quais intervenções seriam necessárias em cada uma.

Na próxima fase, as intervenções propostas começarão a ser executadas e terão custo zero para os produtores.