Saúde bucal de Catas Altas está entre as melhores do país

Catas Altas ganhou destaque nacional em recente premiação voltada para a saúde. A cidade foi premiada por ter a terceira melhor saúde bucal da região sudeste, entre os quase 1300 municípios com até 20 mil habitantes (dados do IBGE de 2010).

O reconhecimento veio por meio do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal 2019, concedido pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) com resultado divulgado neste mês de outubro.

A premiação é entregue aos municípios que mais investiram na implantação e efetivação de políticas públicas de saúde bucal no último ano.

A classificação levou em conta os critérios: Financiamento em Saúde, Controle Social, Política Municipal de Saúde Bucal, Assistência Odontológica Básica, Assistência Odontológica Especializada, Promoção de Saúde Bucal, Vigilância em Saúde Bucal, Quadro de Pessoal Odontológico, Remuneração na Atenção Básica e Educação Permanente.

Na categoria região sudeste, Catas Altas ficou em terceiro lugar, atrás de Porto Real (RJ) e de Alfredo Chaves (ES). Em quarta posição ficou a cidade de Mombuca (SP).

Dos 5570 municípios do Brasil, 3804 possuem até 20 mil habitantes. Entre eles, foram premiados 17 em cinco categorias (centro-oeste, nordeste, norte, sudeste e sul).

Ainda foram contempladas as cidades em outras quatro categorias: entre 20.001 e 50.000 habitantes; entre 50.001 e 100.000 habitantes; entre 100.001 e 500.000 habitantes; e acima de 500.000 habitantes.

Os municípios vencedores na primeira colocação de cada categoria receberão uma cadeira odontológica, com mochos e equipo para acionamento e controle de seringas tríplice, micromotores e turbinas; suctor para coleta de dejetos através de cuspideira/sugadores e refletor odontológico.

Os classificados do segundo ao quinto lugar receberão placas alusivas e os demais inscritos, certificado de participação.

A cerimônia de premiação acontece no dia 27 de novembro, em Brasília/DF.

Ações de saúde bucal em Catas Altas – Desde que assumiu a gestão em 2017, a equipe da atual Administração tem investido fortemente na saúde. E isso inclui a saúde bucal.

Entre as ações desenvolvidas, estão: a capacitação constante e valorização dos profissionais de saúde bucal; ações de promoção e educação em saúde bucal; visitas domiciliares; trabalhos intersetoriais; alguns procedimentos cirúrgicos orais; restaurações; e atividades nas escolas como: escovação, aplicação de flúor e realização de campanhas.

Também foi investido no acesso da população aos atendimentos com a alocação de um consultório odontológico na UBS Serra do Caraça (centro)

Atendimentos – De 2017 a setembro de 2019, foram realizados 10.195 atendimentos odontológicos nas unidades de saúde da sede e do distrito.

Atualmente, o município conta com seis profissionais que fazem parte da Equipe de Saúde Bucal: dois Cirurgiões-Dentistas, dois Auxiliares de Consultório Dentário e dois Técnicos em Saúde Bucal.