Secretária de Saúde de Catas Altas assume presidência do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da região de Itabira

A Secretária de Saúde de Catas Altas, Maria Tereza Pereira Hosken, foi eleita presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da região de Itabira (Cosems/Itabira) no último dia 20 de fevereiro.

Maria Tereza, que já conhece a realidade da região, esteve à frente da Gerência Regional de Saúde Itabira por quase sete anos, o que motivou a sua escolha pelo Conselho. “Este será um grande desafio. Vamos participar ativamente das negociações do Sistema Único de Saúde nos níveis regional e estadual para garantir o acesso dos usuários a serviços de saúde de qualidade”, explica.

Dentre os assuntos em pauta dos fóruns regionais, o fortalecimento da atenção primária e a melhoria da qualidade nos serviços estão entre eles.

O Cosems tem como proposta trabalhar pela autonomia dos municípios, congregando os gestores municipais de saúde e atuando como órgão permanente de intercâmbio de experiências e informações para seus membros. Tudo isso através da participação efetiva na formulação das políticas públicas de saúde no estado de Minas Gerais e em suas regionais.