A Secretaria Municipal de Saúde de Catas Altas informa que o processo de imunização contra a Covid-19 segue criteriosamente o calendário e o protocolo definido pelo Ministério da Saúde.
Ressalta-se que após a aplicação da 1ª dose inicia-se a produção de anticorpos, mas ainda em quantidade insuficiente para garantir a proteção completa, por isso é imprescindível tomar a 2ª dose. Além disso, não se deve, de forma alguma, tomar a 2ª dose da vacina de um laboratório diferente da 1ª dose.
Considerando a irregularidade na revacinação e a aplicação de doses diferentes ocorridas em algumas cidades, o Ministério Público informa que poderá adotar medidas legais, administrativas e judiciais cabíveis contra os responsáveis mediante a violação das diretrizes legais do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19.
Apesar de serem desenvolvidos a partir de tecnologias diferentes, alguns imunizantes, autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), possuem a característica comum de exigirem a aplicação de 2 (duas) doses para garantir o ciclo completo de vacinação, em intervalo determinado, para atingir a eficácia proteção esperada para o imunizante.
Imunizantes:
CoronaVac – Aplicação em duas doses, em um intervalo entre 14 e 28 dias
AstraZeneca – Aplicação em duas doses, em um intervalo de 12 semanas (84 dias)
Pfizer – Aplicação em duas doses, em um intervalo de 12 semanas (84 dias)
Já o imunizante Janssen é aplicado em apenas uma dose.
A Secretaria de Saúde irá intensificar o acompanhamento do registro no cartão de vacina para evitar a ocorrência de revacinação e cruzamento de vacinas em nosso município.
por Assessoria de Comunicação