• PREFEITURA INOVA E USA DRONE NO COMBATE À DENGUE

PREFEITURA INOVA E USA DRONE NO COMBATE À DENGUE

No dia 17 de junho, a Prefeitura de Catas Altas realizou o monitoramento de focos de dengue no município utilizando imagens de drone. O monitoramento é uma das ações definidas pela Resolução SES/MG 9035, da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, aderida pela Prefeitura para suporte às ações de combate ao Aedes aegypti.

A atividade foi realizada pela empresa Aero Engenharia, por meio do projeto Techdengue, contratado pelo Governo do Estado. A ação envolveu o sobrevoo da cidade para capturar imagens georreferenciadas, que serão processadas para identificar possíveis focos de reprodução do mosquito.

Após o mapeamento, serão realizadas ações para eliminar os focos e possíveis criadouros. Os drones são especialmente úteis em áreas de difícil acesso, garantindo uma cobertura abrangente e eficiente.

Com a utilização de tecnologia no combate à dengue, os métodos tradicionais de mapeamento evoluíram para ferramentas digitais altamente eficientes. O drone, equipado com câmeras de alta resolução, pode sobrevoar áreas de risco, enquanto algoritmos de inteligência artificial analisam as imagens para identificar pontos de proliferação.

A inovação está a serviço da saúde pública e a Prefeitura de Catas Altas segue comprometida com a prevenção e combate à dengue.