Na terça, 19/11, foi realizada uma nova ação da Secretaria de Educação e Secretaria de Turismo e Cultura, em comemoração ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de Novembro.
Aproximadamente 200 pessoas entre alunos do turno da manhã da Escola Agnes Pereira Machado, professores, colaboradores da educação e comunidade estiveram presentes na Igreja do Rosário para uma reflexão sobre o local de grande importância para os negros, principalmente no período da exploração do ouro e pedras preciosas. Sílvia Braga, Chefe do Departamento de Cultura, provocou os presentes sobre os elementos que fazem da Igreja do Rosário um importante local de resistência, simbologia e referência cultural não apenas para os negros, mas para toda a comunidade local.
Na oportunidade, foi explanado sobre os termos escravo e escravizados, oportunidade em que principalmente os alunos puderam interagir com considerações importantes sobre o assunto. Após esse primeiro diálogo, foi realizada uma apresentação artística dos “Irmãos de Fé”, que surgiu da amizade e parceria entre Wemerson Rodrigues (Geleia) e Douglas Netto. Esta ação faz parte do “Mais Música – Programa de Incentivo à Música Instrumental” e conta com o patrocínio cultural da Valemassa e Pedreira Um Valemix, ambas por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, apoio da Prefeitura de Catas Altas, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura.
“O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é um feriado nacional celebrado em 20 de Novembro e foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares. Essa data celebra a resistência de Zumbi dos Palmares e de todos os africanos escravizados numa luta que segue atualmente contra o racismo.